Sobre nós
Enquanto tantas profissões vivem o fantasma do desemprego, a PEDAGOGIA abre possibilidades de atuar em múltiplas áreas. As Diretrizes Curriculares ampliaram o campo de atuação do Pedagogo. Na Sociedade do Conhecimento, o PEDAGOGO ocupa lugar de DESTAQUE. O Pedagogo é um profissional com consistente conhecimento sobre a Educação, capaz de trabalhar em equipes, liderar grupos, atuar de forma integrada e ética. Aprende a lidar com desafios, tecnologias da informação e comunicação, relações interpessoais, para atuar em contextos educativos - escolares ou não escolares.
Atuação em contextos não escolares:
Empresas, repartições públicas (DETRAN, CORSAN, INSS, CEEE...); Hospitais-Pedagogia Hospitalar; Órgãos de Cultura (Arquivo Histórico, Botânico, Biblioteca, Museu); Pedagogia Social-ONGs, Organizações Comunitárias, Educação Profissional (Organizações-SENAI, SENAC, SEC, SESI); Assessoria e Consultoria Educacional, Gestão de Projetos.
Atuação em contextos escolares
Docência - Educação Infantil, Séries Iniciais, EJA, Formação Pedagógica em Cursos de Nível Médio, Gestão Educacional. Órgãos do Sistema de Ensino - Coordenadorias, Secretarias Municipais de Educação.
Matriz Curricular
045210 – PEDAGOGIA – CACHOEIRA DO SUL
CÓDIGO |
NOME |
SEM |
CH |
CRED |
SEQ |
990101 |
Comunicação e Expressão |
1 |
68 |
4 |
1 |
990103 |
Instrumentalização Científica |
1 |
68 |
4 |
2 |
991006 |
Fundamentos da Ação Pedagógica I |
1 |
136 |
8 |
3 |
101504 |
História da Educação |
1 |
68 |
4 |
4 |
990100 |
Cultura Religiosa |
1 |
68 |
4 |
5 |
101627 |
Estudos Integradores I |
1 |
34 |
2 |
6 |
101628 |
Investigação Pedagógica |
2 |
68 |
4 |
7 |
990102 |
Sociedade e Contemporaneidade |
2 |
68 |
4 |
8 |
991007 |
Fundamentos da Ação Pedagógica II |
2 |
136 |
8 |
9 |
991008 |
Currículo e Gestão em Ambientes Educativos |
2 |
136 |
8 |
10 |
101629 |
Estudos Integradores II |
2 |
34 |
2 |
11 |
101630 |
Organização dos Tempos e Espaços na Infância |
3 |
68 |
4 |
12 |
103534 |
Sociologia da Educação |
3 |
68 |
4 |
13 |
991009 |
Organização do Trabalho Pedagógico |
3 |
136 |
8 |
14 |
101597 |
Arte-Educação |
3 |
136 |
8 |
15 |
101631 |
Estudos Integradores III |
3 |
34 |
2 |
16 |
104657 |
Aquisição da Linguagem Oral e Escrita |
4 |
136 |
8 |
17 |
101633 |
Ação Pedagógica na Escola de Educação Básica |
4 |
136 |
8 |
18 |
101634 |
Educação de Jovens e Adultos |
4 |
68 |
4 |
19 |
101550 |
Literatura na Educação Infantil e Anos Iniciais |
4 |
68 |
4 |
20 |
101632 |
Estudos Integradores IV |
4 |
34 |
2 |
21 |
101547 |
Ludicidade e Psicomotricidade |
5 |
68 |
4 |
22 |
203658 |
Matemática Aplicada a Educação Infantil e Anos Iniciais |
5 |
136 |
8 |
23 |
101603 |
Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem: adolescência / vida adulta |
5 |
136 |
8 |
24 |
101635 |
Estágio Educação Infantil |
5 |
85 |
5 |
25 |
101636 |
Língua Portuguesa nos Anos Iniciais |
6 |
68 |
4 |
26 |
101660 |
Educação de Jovens e Adultos II |
6 |
68 |
4 |
27 |
101637 |
História e Geografia na Educação Infantil e Anos Iniciais |
6 |
68 |
4 |
28 |
101638 |
Ciências na Educação Infantil e Anos Iniciais |
6 |
68 |
4 |
29 |
101639 |
Estágio Anos Iniciais e EJA |
6 |
119 |
7 |
30 |
101640 |
Gestão da Escola de Educação Básica |
7 |
136 |
8 |
31 |
101540 |
Abordagens Psicopedagógicas |
7 |
68 |
4 |
32 |
104509 |
Produção Textual |
7 |
68 |
4 |
33 |
101641 |
Estágio: Formação de Professores e Educação Profissional |
7 |
51 |
3 |
34 |
101642 |
Gestão de Processos Educativos |
8 |
68 |
4 |
35 |
101507 |
Pedagogia Social |
8 |
68 |
4 |
36 |
101508 |
Tecnologias da Comunicação e da Informação |
8 |
68 |
4 |
37 |
101643 |
Libras |
8 |
68 |
4 |
38 |
101523 |
Processos Grupais: visão interdisciplinar |
8 |
68 |
4 |
39 |
101644 |
Estágio: Gestão de Processos Educativos |
8 |
51 |
3 |
40 |
Você gostaria de ser professor?
Paulo Ricardo Tavares da Silveira
Mestre em Educação- Professor da Ulbra
Você não gostaria de ser professor? Pergunta direta para quem está decidindo que caminho profissional tomar em sua vida. Esta é a pergunta que fiz a mim mesmo mais ou menos vinte anos atrás e que faço continuamente. A profissão de professor é uma velha conhecida nossa. Desde que pensávamos entrar na escola já tínhamos uma idéia sobre a profissão de professor através do irmão ou de um amigo mais velho. E assim passamos no mínimo onze anos de nossa vida freqüentando anos letivos, um após o outro. Aí quando alguém nos pergunta que profissão queremos seguir, respondemos do alto de nossa “sabedoria de aluno”: Não sei o que quero ser, só sei que não quero ser professor! Talvez se alguém nos perguntasse: -Você quer ser engenheiro? Engenheiro de que mesmo? Eletricista? Mecânico? De projetos? De transportes? Têxtil? De materiais? O que nos parece é que quanto mais distante a atividade mais fascínio ela desperta no jovem. A questão que coloco é a seguinte: Por que o aluno tem a convicção de que conhece a profissão de professor? Por que convive com ela? Isto parece muito pouco. Conhecer é um ato reflexivo que supõe discernimento e autocrítica. Acredite, olhar a profissão/ professor como aluno é muito diferente de olhar esta mesma profissão sendo professor. O professor é um profissional teórico/ prático que trabalha com conhecimentos. Ele é teórico/prático porque precisa transformar em algo compreensível ao aluno o conhecimento produzido pelos cientistas nas mais variadas áreas do conhecimento. O professor é a ponte entre o conhecimento universal e o sujeito histórico que é o aluno. Em uma sociedade que está saturada de informações e conhecimentos não comprometidos com a formação de um ser humano ético, o magistério é uma necessidade urgente. O professor trabalha na formação dos seres humanos, ele sabe que a educação é a única herança que uma civilização pode deixar para seus descendentes. O professor sabe que não está apenas ensinando um conteúdo e sim construindo uma história, não do passado, mas do futuro. O professor é um otimista porque acredita que seu aluno sempre pode ser melhor do que ele é. O professor sabe que a liberdade humana está ligada ao conhecimento. Não nascemos livres e sim com a possibilidade de sê-lo. E a educação é o caminho onde experimentamos desde já a construção desta liberdade, que nos humaniza. A profissão de professor é uma declaração de fé no ser humano. Se nosso material de trabalho são os conceitos, as idéias, nosso alvo são os seres humanos. Na sociedade da informação, onde parecia que a profissão de professor estava com os dias contados, eis que, através das recentes pesquisas na área, feitas por educadores como Sacristán, Antonio Nóvoa, Perrenoud, Tardif, Gauthier para citar alguns, renovam-se as discussões sobre a profissão de professor, sobre o papel da escola, sobre os saberes do professor, sobre as habilidades e as competências necessárias à docência. Se você acredita na educação e se sente motivado para fazer parte desta discussão, junte-se a nós e venha fazer PEDAGOGIA na Ulbra/Cachoeira do Sul.