Sobre nós

Enquanto tantas profissões vivem o fantasma do desemprego, a PEDAGOGIA abre possibilidades de atuar em múltiplas áreas. As Diretrizes Curriculares ampliaram o campo de atuação do Pedagogo. Na Sociedade do Conhecimento, o PEDAGOGO ocupa lugar de DESTAQUE. O Pedagogo é um profissional com consistente conhecimento sobre a Educação, capaz de trabalhar em equipes, liderar grupos, atuar de forma integrada e ética. Aprende a lidar com desafios, tecnologias da informação e comunicação, relações interpessoais, para atuar em contextos educativos - escolares ou não escolares.

 

Atuação em contextos não escolares:

Empresas, repartições públicas (DETRAN, CORSAN, INSS, CEEE...); Hospitais-Pedagogia Hospitalar; Órgãos de Cultura (Arquivo Histórico, Botânico, Biblioteca, Museu); Pedagogia Social-ONGs, Organizações Comunitárias, Educação Profissional (Organizações-SENAI, SENAC, SEC, SESI); Assessoria e Consultoria Educacional, Gestão de Projetos.

 

Atuação em contextos escolares

Docência - Educação Infantil, Séries Iniciais, EJA, Formação Pedagógica em Cursos de Nível Médio, Gestão Educacional. Órgãos do Sistema de Ensino - Coordenadorias, Secretarias Municipais de Educação.

 

Matriz Curricular

  045210 – PEDAGOGIA – CACHOEIRA DO SUL

CÓDIGO

NOME

SEM

CH

CRED

SEQ

990101

Comunicação e Expressão

1

68

4

1

990103

Instrumentalização Científica

1

68

4

2

991006

Fundamentos da Ação Pedagógica I

1

136

8

3

101504

História da Educação

1

68

4

4

990100

Cultura Religiosa

1

68

4

5

101627

Estudos Integradores I

1

34

2

6

101628

Investigação Pedagógica

2

68

4

7

990102

Sociedade e Contemporaneidade

2

68

4

8

991007

Fundamentos da Ação Pedagógica II

2

136

8

9

991008

Currículo e Gestão em Ambientes Educativos

2

136

8

10

101629

Estudos Integradores II

2

34

2

11

101630

Organização dos Tempos e Espaços na Infância

3

68

4

12

103534

Sociologia da Educação

3

68

4

13

991009

Organização do Trabalho Pedagógico

3

136

8

14

101597

Arte-Educação

3

136

8

15

101631

Estudos Integradores III

3

34

2

16

104657

Aquisição da Linguagem Oral e Escrita

4

136

8

17

101633

Ação Pedagógica na Escola de Educação Básica

4

136

8

18

101634

Educação de Jovens e Adultos

4

68

4

19

101550

Literatura na Educação Infantil e Anos Iniciais

4

68

4

20

101632

Estudos Integradores IV

4

34

2

21

101547

Ludicidade e Psicomotricidade

5

68

4

22

203658

Matemática Aplicada a Educação Infantil e Anos Iniciais

5

136

8

23

101603

Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem: adolescência / vida adulta

5

136

8

24

101635

Estágio Educação Infantil

5

85

5

25

101636

Língua Portuguesa nos Anos Iniciais

6

68

4

26

101660

Educação de Jovens e Adultos II

6

68

4

27

101637

História e Geografia na Educação Infantil e Anos Iniciais

6

68

4

28

101638

Ciências na Educação Infantil e Anos Iniciais

6

68

4

29

101639

Estágio Anos Iniciais e EJA

6

119

7

30

101640

Gestão da Escola de Educação Básica

7

136

8

31

101540

Abordagens Psicopedagógicas

7

68

4

32

104509

Produção Textual

7

68

4

33

101641

Estágio: Formação de Professores e Educação Profissional

7

51

3

34

101642

Gestão de Processos Educativos

8

68

4

35

101507

Pedagogia Social

8

68

4

36

101508

Tecnologias da Comunicação e da Informação

8

68

4

37

101643

Libras

8

68

4

38

101523

Processos Grupais: visão interdisciplinar

8

68

4

39

101644

Estágio: Gestão de Processos Educativos

8

51

3

40

Você gostaria de ser professor?

 

 

Paulo Ricardo Tavares da Silveira

Mestre em Educação- Professor da Ulbra

       

    Você não gostaria de ser professor? Pergunta direta para quem está decidindo que caminho profissional tomar em sua vida. Esta é a pergunta que fiz a mim mesmo mais ou menos vinte anos atrás e que faço continuamente. A profissão de professor é uma velha conhecida nossa. Desde que pensávamos entrar na escola já tínhamos uma idéia sobre a profissão de professor através do irmão ou de um amigo mais velho. E assim passamos no mínimo onze anos de nossa vida freqüentando anos letivos, um após o outro. Aí quando alguém nos pergunta que profissão queremos seguir, respondemos do alto de nossa “sabedoria de aluno”: Não sei o que quero ser, só sei que não quero ser professor! Talvez se alguém nos perguntasse: -Você quer ser engenheiro? Engenheiro de que mesmo? Eletricista? Mecânico? De projetos? De transportes? Têxtil? De materiais? O que nos parece é que quanto mais distante a atividade mais fascínio ela desperta no jovem. A questão que coloco é a seguinte: Por que o aluno tem a convicção de que conhece a profissão de professor? Por que convive com ela? Isto parece muito pouco. Conhecer é um ato reflexivo que supõe discernimento e autocrítica. Acredite, olhar a profissão/ professor como aluno é muito diferente de olhar esta mesma profissão sendo professor.  O professor é um profissional teórico/ prático que trabalha com conhecimentos. Ele é teórico/prático porque precisa transformar em algo compreensível ao aluno o conhecimento produzido pelos cientistas nas mais variadas áreas do conhecimento. O professor é a ponte entre o conhecimento universal e o sujeito histórico que é o aluno.  Em uma sociedade que está saturada de informações e conhecimentos não comprometidos com a formação de um ser humano ético, o magistério é uma necessidade urgente. O professor trabalha na formação dos seres humanos, ele sabe que a educação é a única herança que uma civilização pode deixar para seus descendentes. O professor sabe que não está apenas ensinando um conteúdo e sim construindo uma história, não do passado, mas do futuro. O professor é um otimista porque acredita que seu aluno sempre pode ser melhor do que ele é. O professor sabe que a liberdade humana está ligada ao conhecimento. Não nascemos livres e sim com a possibilidade de sê-lo. E a educação é o caminho onde experimentamos desde já a construção desta liberdade, que nos humaniza. A profissão de professor é uma declaração de fé no ser humano. Se nosso material de trabalho são os conceitos, as idéias, nosso alvo são os seres humanos. Na sociedade da informação, onde parecia que a profissão de professor estava com os dias contados, eis que, através das recentes pesquisas na área, feitas por educadores como Sacristán, Antonio Nóvoa, Perrenoud, Tardif, Gauthier para citar alguns, renovam-se as discussões sobre a profissão de professor, sobre o papel da escola, sobre os saberes do professor, sobre as habilidades e as competências necessárias à docência.  Se você acredita na educação e se sente motivado para fazer parte desta discussão, junte-se a nós e  venha fazer PEDAGOGIA  na Ulbra/Cachoeira do Sul.